22 de fevereiro de 2012

2 PARA QUE SERVE UM PROJETO SOCIAL?

Apesar do nome projeto social remeter a assistencialismo, nada tem a ver. O projeto desenvolvido pelos Guardiões do Mar tem na verdade o compromisso de gerar trabalho e renda. Aliás, além de uma linha adotada pelos Guardiões este é o compromisso dos contratos de patrocínio que assinamos com a Petrobras. Nada de cestas básicas ou atividades de terapia ocupacional. Os tempos são outros! Precisamos que aqueles que vivem em condições de pobreza, possam dar o passo necessário para verdadeira melhoria da qualidade de vida de suas famílias.

DSC01482_1280x720Ao adotarmos a linha ligada a reciclagem, vimos o potencial de atender a várias frentes, quais sejam: geração efetiva de trabalho e renda, melhoria estética e ambiental das áreas atendidas e ainda, reaquecimento da economia local, com efeitos regionais. Quando se gera postos de trabalho, não são só salários que são criados. Cria-se aí um círculo, pois aqueles que passam a receber no fim do mês, se tornam novamente consumidores, não mais necessitando de favores nem de assistencialismo. Quando estes postos (de trabalho) são gerados a partir da comercialização de matéria prima barata e/ou disponível abundantemente e que ainda tem como norte a melhoria ambiental (como é o caso da reciclagem), chega-se então ao desenvolvimento sustentável.

DSC01490_1280x720Por isso, insistimos tanto no apelo para que cada cidadão em qualquer lugar que esteja (bairro, cidade, estado) separe corretamente seu lixo úmido (ou orgânico) dos recicláveis. Ao fazer isto, facilita a coleta domiciliar da Prefeitura, diminui o impacto nos aterros e, ao doar o reciclável para uma cooperativa de catadores, gera mais postos de trabalho.

 

Em janeiro, foi encerrado o contrato do projeto CataSonhos, com patrocínio Petrobras. Com resultados mais que efetivos. E, mesmo assim, continuamos praticando as ações que ele previu. No dia 10/02, estivemos em Arraial do Cabo, para disponibilizar uma camionete EFFA adquirida pelo patrocínio para os catadores das Cooperativas Costa do Sol e Cooper Clean, daquele município. Arraial sai na frente na questão da implantação da coleta seletiva solidária e cabe aqui um elogio à Prefeitura e Secretaria de Ambiente de lá, pois buscou parcerias de forma a melhorar as condições tanto dos catadores, quanto da própria cidade. Mais uma vez voltamos ao início. Um "projeto social", já encerrado, continua gerando mais e mais postos de trabalho. Os Guardiões, cumprindo sua linha de ação, e atendendo a demanda do Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras, a Prefeitura envolvida e ciente de suas responsabilidades e os catadores que não querem esmolas, querem sim um compromisso e condições de coletar o reciclável nosso de cada dia, transformando ações conhecidas como assistencialistas em geração de trabalho e renda.

DSC01497_1280x720

A secretaria de Ambiente de Búzios também está a passos largos para começar sua coleta seletiva solidária e lá, a COCARE, será a cooperativa beneficiada. Na Região dos Lagos acontece o Projeto Rede Leste, com apoio da Fundação Bando do Brasil e do BNDES e parceria com a Petrobras. Neste projeto vários equipamentos e insumos estão sendo disponibilizados para as Cooperativas, mas faltava o veículo. Nesta feliz parceria, duas redes se fundem: CataSonhos e Leste e assim, melhoramos as condições ambientais e sociais na Região. Parabéns a todos, Prefeituras, Cooperativas e sociedade. E óbvio, agradecemos aos Patrocinadores – Petrobras, FBB e BNDES - que permitem que estes trabalhadores reencontrem seu caminho com resgate da dignidade, através do trabalho.

Obs. As redes CataSonhos e Leste juntas, somam 18 empreendimentos solidários. São mais de 400 famílias atendidas. no ano de 2011, retiraram do ambiente mais 1.000 toneladas de recicláveis, aumentando a vida útil dos aterros, melhorando as condições estéticas das áreas de atuação e melhor de tudo: promovendo o desenvolvimento sustentável!

2 comentários:

  1. Bela explanação! Sou fã dos Guardiões do Mar, pois vocês são uma ONG que acontece!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. maria eduarda brazil azevedo13 de setembro de 2012 às 20:33

    oi gente eu amei o blog de vcs e o meu colégio também por isso estarão lá naum lembro o dia mais sei q vão

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails