6 de junho de 2012

0 AINDA NÃO PODEMOS MUDAR DE PLANETA

Dia mundial do meio ambiente. Temos muito a comemorar, mas temos muito ainda a temer. No dia 05/06, em seu discurso, a presidenta Dilma, falou em egoísmo burro. Bacana a chefe do país ter esta percepção. Mas, e o Congresso? E os Governadores? E os Prefeitos? Deputados Estaduais e Federais? ACIMA DE TUDO! ONDE ESTÁ A POPULAÇÃO (SOCIEDADE), que não se toca, que o planeta não é só dos políticos, mas de cada ser humano que vive nele? Não basta apontar o dedo, cobrar que a presidenta VETE, isto ou aquilo. É preciso mobilizar as massas para cobrar o que é certo. Mas além de cobrar dos governantes, precisamos NÓS, fazermos a nossa parte. Sim , aquela que fala das pequenas atitudes, tipo fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao se ensaboar, etc.

Precisamos de um choque de ordem, todos nós seres humanos. De preferência que não decorrente de grandes catástrofes. As redes sociais tem avançado a passos largos no tocante a sensibilização. Mas o que realmente fazemos ao desligar o computador ou o nosso Smartphone? Será que fazemos aquilo que tanto pregamos? É tão comum vermos troca de textos maravilhosos, sobre caridade, amor ao próximo, altruísmo, entre tantos outros. Quando passeio pelo Facebook, imagino que o mundo é maravilhoso, pois todos são afáveis, todos curtem o que é bonito. Mas no dia a dia, será que tratamos assim o motorista do ônibus, a nossa secretária do lar, que cuida de nossas residências, o catador que na rua só precisa recolher o que não nos serve mais?

Antes de mais nada precisamos PERCEBER, ENTENDER, INTERNALIZAR, para enfim, nos CONSCIENTIZARMOS de que o TAL "MEIO AMBIENTE" não é algo fora, separado de nós. Nós somos parte dele. Estamos contidos. Lembram daquelas aulinhas de matemática do antigo ginásio...? Pois é está contido, contém, interseção. Isto! Estamos contidos no ambiente e ele nos contém. Por isso é tão necessário preservá-lo, cuidá-lo, pois é parte de nós. Se estamos doentes não procuramos um médico? O ambiente está doente, em algumas localidades, já em estágio terminal. Os biólogos e cientistas em geral, são os doutores, os especialistas. Mas não podemos deixar de assumir o compromisso de que SOMOS NÓS OS ENFERMEIROS, deste tão importante doente, O MEIO AMBIENTE.

Podemos mudar de casa, de bairro, de cidade e até de país/continente. Mas ainda não podemos mudar de planeta. Cuidar do nosso é a ÚNICA ALTERNATIVA!

Ah! Só para lembrar. Todo dia é dia do meio ambiente, não só em 05/96.

Pedro Belga - Ambientalista e integrante da Ong Guardiões do Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails