10 de março de 2014

0 01 de Março - Dia do Turismo Ecológico

 

turismo 3

Apesar de hoje ser dia 10, o Ecoturismo é um assunto interessante para qualquer ocasião.

O dia primeiro de março é considerado oficialmente o dia do turismo ecológico. Estar junto à natureza, em perfeita harmonia com ela, usando sem abusar, eis algumas das preocupações constantes dessas espécies de turistas, que devem ser sempre adeptos à conhecida máxima de que dos ambientes visitados devem ser levadas apenas fotos (ou imagens em vídeo) e boas lembranças.

turismo 2Conhecido também como Ecoturismo, o Turismo Ecológico apresenta diversas vertentes, tais como caminhada, cachoeirismo, escalada, espeleologia, mergulho, canoagem, montanhismo, passeio a cavalo, estudo biológico e tantas outras.

O Ecoturismo pode ser classificado como uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável do patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem-estar das populações envolvidas.

turismo 1O turismo ecológico se evidencia de qualquer outro tipo de turismo tradicional pela iniciativa dos viajantes se deslocarem do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer.

A base do Turismo Ecológico são as caminhadas, pois para se praticar qualquer modalidade  é preciso  chegar ao atrativo natural através de pelo menos  uma pequena  distância a pé. Para  caminhar não são necessários grandes equipamentos, mas valem algumas dicas:

 

  • Planeje o seu roteiro pesquisando em guias e mapas;
  • Leve boné, protetor solar e labial, óculos de sol, binóculo, lanterna, bússola e canivete, capa de chuva, máquina fotográfica e cantil.
  • Caminhe sempre de mãos livres e coloque os seus acessórios em mochila ou pochete.
  • Use roupas leves no verão e escolha um bom calçado, bota ou tênis de caminhada com boa aderência para diversos tipos de terrenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails