9 de janeiro de 2011

6 Projeto CataSonhos e os primeiros resultados

Desde 03 de janeiro está acontecendo Projeto CataSonhos, patrocinado pela Petrobras e realizado pelos Guardiões do Mar. Dentre várias atividades de melhoria da qualidade ambiental da área atendida e da qualidade de vida de catadores de material reciclável duas delas se destacam:catasonhostrans

  • A mobilização de grandes geradores para a doação de materiais recicláveis, aumentando a escala individual dos grupos potencializando a comercialização em escala;

  • A instituição de parcerias estratégicas de forma a disseminar os conceitos da correta seleção de matérias, incentivando a coleta seletiva nas mais diversas esferas da sociedade.

Com relação ao segundo item, em menos de um mês duas parcerias importantes foram instituídas. Uma com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e outra com a Biruta Produções que contratou catadores atendidos pelo projeto CataSonhos para proceder a coleta de jornais na Praias de Copacabana, distribuídos através de campanha de marketing do próprio jornal.

Imagem 286Em janeiro e fevereiro, catadores (as) de Cooperativas integrantes do projeto CataSonhos, atuaram no Leme, Copacabana e Barra (Recreio do Bandeirantes), recolhendo além do jornal (objeto da campanha), copos, latas, plásticos diversos, garrafas em geral e papelões. Além do material prioritariamente reciclável, fonte de renda para os catadores, estes recolheram ainda canudos e diversos outros de forma a diminuir a quantidade de resíduos que poderiam chegar até a água, tendo em vista a impossibilidade de atuação dos tratores da Prefeitura antes do esvaziamento da praia pelos banhistas.

Esperamos que eventos assim aconteçam com mais frequência pois além de gerar renda para catadores, melhora a limpeza da praia e diminui o trabalho do Poder Público. Cabe ressaltar que ao longo de todo o trabalho realizado (nas diversas praias) houve muitos elogios dos banhistas incluindo turistas estrangeiros.
Imagem 233Imagem 324

6 comentários:

  1. Pedro, porque nao estende este projeto às praias da Zona Oeste do Rio, inclusive Guaratiba que precisa atuar na limpeza, conscientizarão dos moradores e Educação ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Caro Gelson,
    Esta inciativa partiu de uma produtora de eventos (Biruta Eventos) que está fazendo uma campanha de marketing para o jornal O Globo. Com certeza ao longo desse ano, poderemos prever ações que contemplem a área mencionada por você. de resto, estamos a disposição para formar parcerias sempre.
    Forte Abraço! E parabéns por seu trabalho também.
    Atenciosamente,
    Pedro Belga

    ResponderExcluir
  3. Pedro, assim como o artista o catador tem que ir aonde o povo está! Parabéns para todos!

    ResponderExcluir
  4. Pedro, assim como o artista o catador tem que ir aonde o povo está! Parabéns para todos!

    ResponderExcluir
  5. A FUSCO MOTOSEGURA apresenta uma nova solução para coleta seletiva.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, sou da empresa Fusco Motosegura , Somos a empresa pioneira e líder de mercado no seguimento deTriciclos.
    Nosso produto é muito bem aceito nos seguimentos de Coletade lixo e material reciclável , empresas como a Comlurb e  locanty jáutilizam  os triciclos.Gostaríamos de interagir com vocês na intenção de apresentar melhor nossos produtos, entender suas necessidades e em que situações nossos triciclos podem estar ajudando em suas operações.Segue abaixo meus contatos, mande emails com sugestões e duvidas estamos a disposição para esclarecermos qualquer tipo de duvidar  e escutar susgestões
    Email: fuscorio@fuscomotosegura.com.br
    Tel: 21 2772-6655 / 11 3965-2110

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails