19 de março de 2013

0 GUARDIÕES DO MAR 15 ANOS

Logo_guardioes_do_mar_Transparente
Peço licença a quem me lê agora, para me alongar um pouco neste texto. Afinal de contas são 15 anos de existência. Além disso, quero agradecer desde já, àqueles que me lerem até o fim.

Desde 19 de março de 1998, tentamos falar do meio ambiente das formas mais diversas possíveis, mas sempre descomplicando e possibilitando a REAPLICAÇÃO. Descobrimos o caminho do cooperativismo (empreendimentos solidários) fazendo as pessoas entenderem que o cuidar do meio ambiente pode gerar renda. Assim, mostramos que o ambiente preservado pode ajudar a “cuidar” do órgão mais importante do corpo humano: O BOLSO.

Sim, o bolso! Desculpe-me quem lê, mas acreditar que um sertanejo, o pescador no fundo da Baía de Guanabara ou a dona de casa, vai separar o seu lixo do que é reciclável, simplesmente por que é belo... É utopia.

Baseados nisso, foram três cooperativas criadas, pautadas no reaproveitamento de materiais recicláveis. Duas cooperativas criadas para a reciclagem dos materiais e mais dez incubadas, que deram origem a duas grandes redes de comercialização: Rede CataSonhos e Rede Leste. Falar da questão ambiental, tendo como viés a questão social, mostrou que o desenvolvimento sustentável não se produz na escola, na mídia, nos gabinetes refrigerados dos governantes e nem tanto nas salas bonitas dos patrocinadores de projetos. DESENVOLVIMENTO SUTENTÁVEL se faz, todos os dias nas cozinhas das donas de casas, nas salas de aula de professores imbuídos de sua responsabilidade em formar cidadãos. Na rede de um pescador sensato; na coluna bem escrita (de forma simples e direta) de um repórter consciente; Na caneta de um político bem intencionado (por incrível que pareça, ainda tem alguns)... E nas salas de grandes empresas também. Até porque grandes empresas são feitas de pessoas e, se essas pessoas são do bem, logo a empresa também pode ser, apesar de visar o lucro.

Convictos, nos últimos 15 anos, AJUDAMOS A TRANSFORMAR A VIDA DE MUITA GENTE. Dados e fatos são muitos. Para comemorar os anos dos 15 anos, começamos a rever toda a nossa história e contabilizar o que fizemos. De imediato podemos afirmar que, entre o passado e a atualidade, mais de 600 famílias foram atendidas diretamente em projetos diversos. Mais de 200 mil pessoas (alunos, professores, donas de casa, funcionários de empresas, políticos, gente pobre, gente rica) ouviram, em um auditório ou em uma sala de aula, o nosso recado de como cuidar melhor da nossa nave mãe. Por isso hoje, ao chegar aos 15 anos de existência, podemos afirmar duas coisas:

- Respeito as diversidades (todas elas sem exceção), sinceridade e responsabilidade no que se faz, pode sim existir e afirmamos que dá certo! E

- Qualquer que seja o seu trabalho, missão ou atividade na vida, faça com dedicação e responsabilidade e, só assim poderá olhar para trás e ter a certeza de que fez o que era correto. Os resultados falarão por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails