24 de março de 2013

0 22 de Março, dia Mundial da Água

diaaguaOs recursos hídricos são utilizados das mais variadas formas. Desde a geração de energia, passando pela irrigação na agricultura, abastecendo cidades e indústrias, além da navegação, aquicultura e proporcionando lazer.
Assim, percebe-se que a água é um recurso natural importante para a realização das atividades do homem. Além disso, esse recurso representa o principal elemento de todos os seres vivos. No caso dos humanos, representa ¾ de sua constituição.
É também a água elemento fundamental na natureza, já que, através de seu ciclo, mantém a vida em nosso planeta e influencia o clima das regiões.

Mas infelizmente, a maioria das pessoas acredita que a água é infinita e estará disponível para sempre, o que não é verdade. De toda água no planeta, 97,3% é salgada, inviável para o consumo humano, restando apenas 2,7 % de água doce. Mesmo assim, esta pequena porcentagem também não está totalmente à disposição humana, já que do total de água doce, 68,9% estão congeladas em geleiras e calotas polares, 29,7% em aquíferos (que não é totalmente aproveitada por questões de inviabilidade técnica, econômica, financeira e de sustentabilidade ambiental), 0,9% rios e lagos e 0,5% em nuvens e vapores. Desta maneira, percebe-se que a água é um precioso recurso, mas não tão abundante e o problema se agrava quando a usamos de maneira errônea, desperdiçando-a e degradando sua qualidade.

Conforme o aumento populacional e fortalecimento das atividades econômicas, a demanda por água cresce assustadoramente. Tal fato se deve a diversos fatores, dentre eles, às atividades agrícolas. Para se ter uma ideia, de toda água doce consumida no mundo, o setor agrário consome cerca de 70%. Os outros 30% são utilizadas pelas indústrias e no uso doméstico. Mas apesar do grande consumo, a irrigação representa a maneira mais eficiente de aumento da produção de alimentos. Outro fator preocupante é velocidade de degradação dos recursos hídricos, com o despejo de resíduos domésticos e industriais, sem tratamento prévio, nos rios e lagos.
    A qualidade da água pode ser melhorada com medidas básicas de educação e a implementação de uma legislação adequada. O saneamento básico é de fundamental importância para a preservação dos recursos hídricos, pois 1 litro de esgoto inutiliza 10 litros de água limpa. E com uma proposta de mudar o comportamento mundial, a ONU – Organização das Nações Unidas – criou no dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água, onde, a cada ano, são discutidos temas acerca dos recursos hídricos. Naquele ano, a organização publicou um texto intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que possui diversas sugestões e medidas a serem tomadas pela população sobre o tema. Abaixo, seguem os 10 artigos que compõem o texto e que valem muito uma reflexão.

Guilherme Rodrigues – Engenheiro Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails