6 de fevereiro de 2011

1 Projeto Rede Leste

redelestellogo

CATADORES DE 12 MUNICÍPIOS TERÃO APOIO PARA COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM REDE

Com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Ong Guardiões do Mar está desenvolvendo o PROJETO REDE LESTE.

O principal objetivo é a implantação de uma rede de comercialização de recicláveis no Leste da Guanabara (e adjacências). Esta primeira etapa envolverá 12 organizações de catadores, que passarão a atuar em rede, possibilitando melhor geração de renda e trabalho, em bases solidárias (345 catadores). Os grupos receberão equipamentos e infra-estrutura individual (Equipamentos de Proteção Individual – EPIs). Será feita composição para uma logística em Rede (equipamentos compartilhados), visando aperfeiçoar o consorciamento de coleta de recicláveis na área dos doze municípios atendidos pelo projeto e ao mesmo tempo fortalecer as bases de venda em grande escala. Além disso, haverá capacitação continuada e assistência técnica para cada grupo. Complementando a atuação, será realizada articulação institucional e econômica dos 12 grupos com os outros setores da sociedade, visando consolidação do reconhecimento da REDE LESTE como representante de uma parcela importante na atividade socioambiental na área de Reciclagem.

Trata-se de projeto inédito no Estado do Rio, tendo em vista sua área de abrangência: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu, Magé, Guapimirim, Maricá, Saquarema, Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Cobre uma área total de 3.200 km2.

mapa_catasonhos_redeleste

Os resultados prevêem melhorias substanciais na qualidade ambiental da área atendida e consequentemente na Baía de Guanabara (com diminuição da quantidade/volume de materiais vazados em aterros e lixões), pois uma boa parte dos municípios faz parte da Bacia Contribuinte. Acrescidos de geração de postos de trabalho e aumento de renda para os catadores participantes.

Os Guardiões do Mar, contam ainda com a significativa parceria do Movimento Nacional de Catadores (lideranças do Rio de Janeiro), de forma a dar visibilidade, transparência e potencializar resultados para esta ação imprescindível no momento social/político/esportivo/econômico que vive o Estado. ­_“Juntar tão importantes instituições do cenário nacional, com prefeituras de uma área tão ampla, e, ainda, o Movimento Nacional de Catadores e empreendimentos solidários (cooperativas), faz parte de uma grande ação de mobilização, que só logrará sucesso se a população (a sociedade em geral) aderir a este grande movimento em prol do nosso estado e das famílias atendidas. É preciso que a sociedade entenda o seu papel na correta separação e descarte do seu “lixo”, e sua responsabilidade em cobrar do poder público políticas efetivas na implantação da coleta seletiva. Se assim for, faremos história.” Disse o presidente da Ong Guardiões do Mar, Pedro Belga.

Um comentário:

  1. Minha empresa está ajudando os catadores do lixão de Itaoca - São gonçalo. Por acaso, vocês já trabalham com eles? Pelo que ouvi falar, eles foram expulsos de lá, pois o lixão irá fechar...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails