15 de fevereiro de 2011

2 A decomposição do nylon e seus malefícios

Nylon é um nome genérico para a família das poliamida, sintetizada pelo químico chamado Wallace Hume Carothers em 1935. Foi a primeira fibra têxtil sintética produzida. Ele é o mais conhecido representante de uma categoria de materiais chamados poliamidas, que apresentam ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento. Esta última propriedade é facilmente percebida quando tentamos arrebentar com as mãos uma linha de pesca.

USO: Dos fios desse polímero fabricam-se corda, velcro e os tecidos usados em meias femininas, roupas íntimas, maiôs, biquínis, bermudas, shorts e outras roupas esportivas.

No ambiente: Se descartado em locais indevidos, pode ter forte impacto no meio ambiente, devido a seu tempo de degradação (400 anos). Por ser muito utilizado na indústria pesqueira, muitos animais marinhos, como tartaruga e golfinhos ficam presos pelo resto da vida em contatos eventuais, ou podem até morrer afogados. Em alguns locais do Brasil, a pesca de grande porte é proibida se utiliza redes de nylon, principalmente em épocas de piracema.
Tempo de decomposição: Mais de 30 anos

2 comentários:

  1. Bem fraco este site...

    ResponderExcluir
  2. Prezado João,
    Como sempre dizemos as críticas são sempre valiosas, pois nos aprimoram. Se possível, gostaríamos que apontasse os pontos fracos para que pudéssemos melhorar. Agradecemos sua visita e aguardamos ansiosos, suas colcoações.
    Att.
    Guardiões do Mar

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails