7 de novembro de 2014

0 ONG conscientiza alunos sobre reciclagem e descarte de lixo.

07/11/2014

1fc 010 -   DIVULGAÇÃO =  CONSCIENTIZAÇÃODe olho nas festividades de fim de ano, a ONG Guardiões do Mar realiza palestras em escolas de rede pública na região Metropolitana do Rio de Janeiro

As inúmeras festividades e comemorações típicas do final do ano aumentam o número de resíduos descartados no meio ambiente. Por conta disso, a ONG Guardiões do Mar está aproveitando o término do ano letivo para realizar atividades de educação ambiental em escolas de rede pública na região Metropolitana do estado.

Nos últimos quatro meses, mais de três mil crianças nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro (Centro), Magé, Duque de Caxias e Itaboraí participaram das dinâmicas de grupo que estimulam o descarte correto para a reciclagem do lixo. O resultado é que acabam levando as boas práticas ambientais para os próprios familiares e bairros onde moram. 

As atividades englobam os jogos “Caminhos do Uçá” e “Caminhos da Reciclagem”, que são produtos dos projetos Caranguejo Uçá e CataSonhos respectivamente, ambos patrocinados pela Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Os jogos são ferramentas didáticas para ensinar jovens, crianças e até mesmo chamar a atenção de adultos sobre a necessidade de levar uma vida mais sustentável. Através de brincadeiras, as crianças aprendem e levam o material reciclado para as escolas. Os materiais coletados, são destinados para cooperativa de catadores que fazem parte da Rede CataSonhos .

O projeto CataSonhos está realizando pilotos para incentivar a coleta seletiva nos bairros onde essas cooperativas estão instaladas. Além de fortalecer a reciclagem e gerar renda para catadores e seus familiares, o projeto tem como objetivo mobilizar e incentivar moradores dos municípios e alunos de rede pública a praticarem corretamente o descarte desses materiais.

“O tabuleirão fez tanto sucesso que acabou virando um álbum de figurinhas com o jogo acoplado. Assim, a brincadeira que a criança participa na escola pode ser levada para casa e de quebra conhece o mapa da Guanabara e uma pequena mostra da biodiversidade dela, nas figurinhas. Para se obter o álbum/jogo, foi criada uma espécie de troca que nada mais é do que um sistema de moeda verde que incentiva atitudes ecologicamente corretas. As crianças podem trocar o brinquedo pela moeda verde criada para este fim. Ou seja, cada álbum com as figurinhas todas custará uma quantidade predefinida de garrafas Pet e latinhas de alumínio. Os resultados têm sido muito positivos e vamos ampliar nossas ações” explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar.

Os agendamentos das palestras da ONG podem ser feito com Sabrina Sodré, através do telefone 2605-8016. Mais informações através do e-mail guardiõesdomar@guardiõesdomar.org.br. 

O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails