27 de abril de 2014

0 Projeto CataSonhos inicia segunda fase

24/04/2014 17:42:41

Cooperativa de Segundo Grau será criada para servir como rede de comercialização de recicláveis

*Yasmim Rosa
logocatasonhos antigaA coleta seletiva e a reciclagem estão se tornando atividades cada vez mais sérias para cooperativas de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Magé.O Projeto CataSonhos, da ONG Guardiões do Mar, iniciou sua segunda fase este ano e pretende ir além do trabalho que já realiza.
Ainda no primeiro semestre deste ano, será criada uma Cooperativa de Segundo Grau que servirá como uma rede de comercialização de recicláveis e impulsionará a coleta seletiva nesses municípios. Além disso, será realizado um trabalho de educação ambiental nas escolas que ficam no entorno dos galpões. A ideia é mobilizar professores, alunos e comunidades para separarem seus recicláveis para doação às cooperativas de catadores e tornar essas escolas pontos de entrega voluntária (PEVS).
Nesta segunda fase do projeto serão atendidos os seguintes grupos:
Niterói – Cooperativa de Catadores de Niterói (COOPCANIT);
São Gonçalo – Cooperativa ReCooperar de São Gonçalo (RECOOPERAR SG);
Itaboraí – Cooperativa de Catadores Eficiente (COOPERCATEFICIENTE) e Cooperativa ReCooperar de Catadores de Itaboraí (RECOOPERITA);
Magé – Cooperativa de Catadores Bongaba(COOPBONGABA);
Duque de Caxias – Cooperativa de Catadores do Aterro Municipal de Jardim Gramacho(COOPCAMJG);
Rio de Janeiro – Cooperativa de Catadores Reciclando Para Viver (COOP-RPV)
Reciclagem em números
lixeirasO projeto, que começou em 2011, tem bons resultados para comemorar:em 2011, foram mais de mil toneladas de matérias recicláveis retiradas do ambiente, o que beneficiou cerca de 160 catadores de cooperativas.
Com o recolhimento deste montante foram poupados 2,6 milhões de litros de água, economizados 2.539.617 kw de energia e28.129 árvores deixaram de ser cortadas. Além disso,11,4 milhões de litros de água não foram contaminados por óleo vegetal residual, e 416.304 quilos de CO2 não foram emitidos paraa atmosfera. O CataSonhos é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania.
Agenda 21
A ONG Guardiões do Mar está representada no Fórum da Agenda 21 de São Gonçalo e é uma das instituições que ajuda a colocar em prática as propostas das Agendas 21 Locais. O trabalho realizado pela ONG de incentivar a coleta seletiva e a reciclagem faz parte dos documentos dos 14 municípios que integram a iniciativa Agenda 21 Comperj.
A Agenda 21 e a ONG Guardiões do Mar atuam como difusores da cultura da coleta seletiva para que a sociedade entenda seu papel transformador da qualidade ambiental e social dos bairrosecidades onde vivem.
Conheça as propostas de todas as Agendas 21 Locais.
*Jornalista da Iniciativa Agenda 21 Comperj
Foto 1 - Divulgação / Ong Guardiões do Mar
Foto 2 - Fábio Bossa / sxc.hu
http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/projeto-catasonhos-inicia-segunda-fase


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails