Projeto batizado como ‘CataSonhos II’ foi idealizado pelos Guardiões do Mar
Publicado: 19/04/14 – 6h00
NITERÓI — Se você sempre teve vontade de reciclar o seu lixo, mas mora numa área onde ainda não é feita a coleta seletiva, fique atento: cooperativas de seis municípios da Região Metropolitana do Rio e da Baixada Fluminense iniciam, ainda neste semestre, uma rede de comercialização de recicláveis. O projeto, batizado como “CataSonhos II”, foi idealizado pelos Guardiões do Mar.
Em Niterói, os catadores da Copcanit vão recolher materiais em casas localizadas em pontos do Centro da cidade e em Jurujuba. Além disso, as escolas desses bairros devem funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
Durante a primeira etapa do projeto, patrocinado pela Petrobras e posto em prática 2011, mais de mil toneladas de materiais foram retiradas do ambiente e geraram renda para 160 catadores de cooperativas. Com a coleta, os municípios chegaram a economizar 2.539.617 quilowatts de energia e 28.129 árvores deixaram de ser cortadas. Além disso, 416.304 quilos de dióxido de carbono não foram parar na atmosfera. Para ajudar na execução do projeto, a Petrobras também doará para as cooperativas uma frota de caminhonetes.
— A partir daí, basta que a sociedade separe os recicláveis e aguarde os dias agendados para a coleta, que serão previamente apresentados aos moradores — conta Pedro Belga, presidente dos Guardiões do Mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário