5 de janeiro de 2011

4 Projeto CataSonhos


Com o patrocínio da Petrobras, o Projeto CataSonhos tem como principal objetivo o fortalecimento da atividade de coleta e comercialização de material reciclável e de óleo vegetal usado (em rede) para 160 catadores(as). Atendendo parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. Serão realizados ajustes do Galpão de Itaboraí, de forma a permitir seu funcionamento como entreposto de comercialização da Rede de Recicláveis e, reforma no galpão de São Gonçalo (Bairro Porto Novo), que entre outras atividades (estocagem e pré-beneficiamento de recicláveis, por exemplo) também funcionará como entreposto de comercialização de óleo vegetal usado. Com isto 4.500 m3 estarão à disposição para as atividades fim da reciclagem e busca do melhor preço.
Serão atendidas Cooperativas de Catadores em localidades mapeadas em Brás de Pina, Centro e Gramacho, no Rio de Janeiro. Em Niterói, pretende-se atuar com a Cooperativa de Catadores também já identificadas anteriormente. Em São Gonçalo continuará o atendimento à Cooperativa de Catadores Recooperar. Em Itaboraí também será dada continuidade a incubação da Cooperativa de catadores Recooperar de Itaboraí. Estas áreas receberão captadores de recursos (para prospecção de doadores de recicláveis) de forma ativa, atividade inédita na área. Profissionais e técnicos com experiência orientarão os cooperados participantes na elaboração de Estatuto e Regimento do piloto da Rede de Comercialização de Recicláveis Guardiões do Mar – Rio de Janeiro. A coleta seletiva (piloto) no município de São Gonçalo será realizada utilizando a Tecnologia Social denominada de ECOPONTOS SOCIAIS (EPS), associando interesse comunitário com diminuição do passivo ambiental em localidades pouco assistidas pelo poder público e potencializada pela parceria firmada entre a Ong e a Prefeitura de São Gonçalo que disponibilizará dois caminhões com motorista e combustível custeado pela última.
Como resposta ao anseio das comunidades do entorno dos galpões serão oferecidas oficinas de artesanato e ações socioambientais para diferentes faixas etárias,
resgatando a relação da Petrobras como mobilizador e fortalecedor de opinião dessas pessoas. As oficinas de inclusão digital serão oferecidas apenas para os cooperados e comunidades do entorno do galpão de Itaboraí, onde já existe estrutura para isso. No total serão atendidas 560.

patrocinio_apoio_logos

Related Posts with Thumbnails