3 de abril de 2014

0 PROJETO CATASONHOS II

 

Em 2011, os Guardiões do Mar realizaram o Projeto CataSonhos. Com o patrocínio da Petrobras, pelo Programa Desenvolvimento & Cidadania foi criada, de fato, uma Rede de comercialização de recicláveis. Além das doações de veículos, investimentos em infraestrutura, acompanhamento técnico, entre outros resultados, naquele ano foram retirados do ambiente e, corretamente encaminhados para a reciclagem, mais de mil toneladas de materiais. Os ganhos foram muitos, tanto para o ambiente, quanto socialmente falando.

CAM00213Desde o início de fevereiro (2014) estamos novamente na estrada. Agora, além de consolidar os resultados, doar uma frota de caminhonetes Shineray, que vão possibilitar a coleta seletiva nos bairros onde estão instalados os grupos produtivos, também será criada uma Cooperativa de Segundo de Grau. O que existia de fato existirá de direito e permitirá as lideranças das cooperativas atendidas negociar melhores preços de venda de recicláveis, apoiar grupos menores, de forma que possam também melhorar seus valores com a venda em escala e em rede. Além disso, pretendemos realizar um trabalho de educação ambiental nas escolas que ficam no entorno dos galpões. Mobilizar professores, alunos e comunidades para separarem seus recicláveis para doação às cooperativas de Catadores. A intenção é que estas escolas se tornem pontos de entrega voluntária (PEVS) e a coleta seletiva se torne uma realidade, ao menos nesses bairros.

Nessa segunda fase, serão atendidos os seguintes grupos:

Duque de Caxias – Cooperativa de Catadores do Aterro Municipal de Jardim Gramacho – COOPCAMJG;

Rio de Janeiro (Centro) – Cooperativa de Catadores Reciclando Para Viver – COOP-RPV;

Niterói – Cooperativa de Catadores de Niterói – COOPCANIT;

São Gonçalo – Cooperativa ReCooperar de São Gonçalo – RECOOPERAR SG;

Itaboraí – Cooperativa de Catadores Eficiente – COOPERCATEFICIENTE e Cooperativa ReCooperar de Catadores de Itaboraí – RECOOPERITA;

Magé – Cooperativa de Catadores Bongaba – COOPBONGABA;

O CataSonhos II tem então esta proposta. Atuar em seis municípios atendendo diretamente sete cooperativas e disseminar a cultura da coleta seletiva para que a sociedade entenda seu papel transformador da qualidade ambiental e social dos bairros/cidades onde vivem.

CAM00174CAM00172CAM00173CAM00163

Vamos juntos, transformar nossos lixos em sonhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails