5 de janeiro de 2011

4 Projeto CataSonhos


Com o patrocínio da Petrobras, o Projeto CataSonhos tem como principal objetivo o fortalecimento da atividade de coleta e comercialização de material reciclável e de óleo vegetal usado (em rede) para 160 catadores(as). Atendendo parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. Serão realizados ajustes do Galpão de Itaboraí, de forma a permitir seu funcionamento como entreposto de comercialização da Rede de Recicláveis e, reforma no galpão de São Gonçalo (Bairro Porto Novo), que entre outras atividades (estocagem e pré-beneficiamento de recicláveis, por exemplo) também funcionará como entreposto de comercialização de óleo vegetal usado. Com isto 4.500 m3 estarão à disposição para as atividades fim da reciclagem e busca do melhor preço.
Serão atendidas Cooperativas de Catadores em localidades mapeadas em Brás de Pina, Centro e Gramacho, no Rio de Janeiro. Em Niterói, pretende-se atuar com a Cooperativa de Catadores também já identificadas anteriormente. Em São Gonçalo continuará o atendimento à Cooperativa de Catadores Recooperar. Em Itaboraí também será dada continuidade a incubação da Cooperativa de catadores Recooperar de Itaboraí. Estas áreas receberão captadores de recursos (para prospecção de doadores de recicláveis) de forma ativa, atividade inédita na área. Profissionais e técnicos com experiência orientarão os cooperados participantes na elaboração de Estatuto e Regimento do piloto da Rede de Comercialização de Recicláveis Guardiões do Mar – Rio de Janeiro. A coleta seletiva (piloto) no município de São Gonçalo será realizada utilizando a Tecnologia Social denominada de ECOPONTOS SOCIAIS (EPS), associando interesse comunitário com diminuição do passivo ambiental em localidades pouco assistidas pelo poder público e potencializada pela parceria firmada entre a Ong e a Prefeitura de São Gonçalo que disponibilizará dois caminhões com motorista e combustível custeado pela última.
Como resposta ao anseio das comunidades do entorno dos galpões serão oferecidas oficinas de artesanato e ações socioambientais para diferentes faixas etárias,
resgatando a relação da Petrobras como mobilizador e fortalecedor de opinião dessas pessoas. As oficinas de inclusão digital serão oferecidas apenas para os cooperados e comunidades do entorno do galpão de Itaboraí, onde já existe estrutura para isso. No total serão atendidas 560.

patrocinio_apoio_logos

4 comentários:

  1. Pedro Belga, nao é novidade para mim que voce seja um militante incansável das questões ecológicas e ambientais, porém, só tenho a te dizer da minha grande admiração pelo seu trabalho, e que gostaria de participar destes projetos, aqui no Rio de Janeiro, pois temos áreas de pesca e mangues que comportariam ações de preservação, recuperação e manutenção das riquezas naturais, abraços, Gelson Cootcarj.

    ResponderExcluir
  2. Caro Gelson,
    Agradeço honrado suas palavras. saiba que o reconhecimento pelo trabalho realizado é o nosso combustível. Já estamos no Rio, através da COOPCAL no Alemão e outros grupos. Juntos vamos criar a história da Reciclagem no estado, pode apostar. Com relação a questão estritamente ambiental, em breve podermos falar mais especificamente, pois temos intenção de atuar fortemente nessa área e dizer porque nos denominamos Guardiôes do Mar.
    Conte conosco sempre.
    Forte abraço! Mais uma vez muito obrigado pelo apoio.
    Atenciosamente,
    Pedro Belga

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gostaria de saber se vocês fazem recolhimento de materiais recicláveis, ou aceitam tais materiais. É que faço parte de uma instituição, onde promovemos eventos e gostaria de direcionar o lixo destes eventos, preferencialmente, nas proximidades de São Gonçalo. Gostaria de mais informações sobre o trabalho de vocês. Vocês poderiam me enviar um email: babii.ca@hotmail.com ou bc.britogarcia@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, sou da empresa Fusco Motosegura , 
    Somos a empresa pioneira e líder de mercado no seguimento de
    Triciclos.


    Nosso produto é muito bem aceito nos seguimentos de Coleta
    de lixo e material reciclável , empresas como a Comlurb e  locanty já
    utilizam  os triciclos.
    Gostaríamos de interagir com vocês na intenção de apresentar melhor nossos produtos, entender suas necessidades e em que situações nossos triciclos podem estar ajudando em suas operações.
    Meus contatos 

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails