15 de outubro de 2014

0 Estímulo à reciclagem em estande de ONG

 

15/10/2014

Alunos de escolas particulares e públicas de Niterói que conhecerem as atividades da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, na sexta-feira, saberão como cuidar melhor da Baía de Guanabara e descobrir a importância de se preservar o meio ambiente aprendendo de forma divertida.

Biólogos estarão no Museu do Cinema, na Cantareira em São Domingos, apresentando animais In Vitro que fazem parte do Ecossistema e, através de dois jogos de tabuleiro onde as crianças serão as biopeças, vão ensinar a importância das boas práticas ambientais no cotidiano de cada um. Os jogos, caminhos do Uçá e Caminhos da Reciclagem são produtos dos Projetos Caranguejo Uçá e CataSonhos respectivamente, ambos patrocinados pela Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Para participar das brincadeiras e, ainda, ganhar brindes, os alunos poderão levar material reciclável para a feira e entregar no estande. O tabuleiro vem sendo apresentado em seis municípios do entorno da Baía de Guanabara como uma ferramenta didática para ensinar jovens, crianças e até mesmo chamar a atenção de adultos sobre a necessidade de levar uma vida mais sustentável. Os materiais coletados serão destinados para cooperativa de catadores que fazem parte da Rede CataSonhos.

A didática que vem conquistando a garotada é simples: os educadores ambientais convidam as crianças a jogar com os dados. Quando ao rodar o tabuleiro o participante cai na opção jogar lixo pela janela, de imediato vem à negativa dos biólogos e o jogador volta algumas casas e assim sucessivamente abordando temas variados do dia a dia ligados ao meio ambiente.

“O tabuleirão fez tanto sucesso que acabou virando um álbum de figurinhas com o jogo acoplado. Assim, a brincadeira que a criança participa na escola, pode ser levada para casa e de quebra conhece o mapa da Guanabara e uma pequena mostra da biodiversidade dela, nas figurinhas. Para se obter o álbum/jogo, foi criada uma espécie de troca que nada mais é do que um sistema de moeda verde que incentiva atitudes ecologicamente corretas. As crianças podem trocar o brinquedo pela moeda verde criada para este fim. Ou seja, cada álbum com as figurinhas todas, custará uma quantidade predefinida de garrafas Pet e latinhas de alumínio. Os resultados têm sido muito positivos e vamos ampliar nossas ações”, explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar. 

O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails