15 de fevereiro de 2012

0 PROJETO CATASONHOS FOI ENCERRADO COM FESTA E REÚNE COOPERATIVAS DE 08 MUNICÍPIOS

DSC06703Em 07/02, em evento realizado no Centro de Integração do COMPERJ/SG, foi encerrado o Projeto CataSonhos. Catadores de cooperativas de oito municípios, em clima de festa e de muita esperança, autoridades municipais de Búzios e Arraial do Cabo e o gestor do projeto, pela Petrobras, o Sr. Marcelo Brandão e outros parceiros deram o tom da festa. Iniciado em janeiro de 2011 e encerrado em janeiro do corrente, o projeto CataSonhos, patrocinado pela Petrobras e realizado pelos Guardiões do Mar, tem muito a comemorar. Durante a vigência foram instituídas duas novas cooperativas de catadores (COOP RPV e COOPPCAMJG), que a muitos anos lutavam por sua legalização. Quatro cooperativas tiveram sua documentação atualizada, Infraestrutura custeada pelo projeto, como caminhões, utilitários, computadores, construções e reformas de galpões, uniformes, ferramentas, EPI's, entre tantas outras. Mas, acreditamos que o maior resultado tenha sido a instituição de uma rede estruturada e protagonizada pelos próprios catadores. A Rede CataSonhos hoje existe e é comandada pelas seis cooperativas atendidas.
DSC06725Discussões sobre rotas, custos, doações, comercialização, empréstimo de caminhões e representações em reuniões, sem citar outras tarefas tão importantes quanto, fazem parte do dia a dia destas lideranças, apreendidas pelas capacitações ministradas pelo corpo técnico dos Guardiões e custeadas pela Petrobras. Ao longo de 2011, foram coletados e comercializados mais de 600.000 kg de material reciclável, oriundos das coletas em grandes geradores. Mais de 30 grandes empresas descartam corretamente seus recicláveis, transformando passivos ambientais em matéria prima e gerando postos de trabalho para catadores e seus familiares. Durante 12 meses foram realizados sonhos de mais de 170 famílias, que eram o de melhores salários e com condições dignas de trabalho. Agora, vamos propor a Petrobras uma nova ação, que além de oficializar esta rede que já existe de fato, vamos incluir mais e mais grupos. Nossa meta é chegar a mais de mil famílias com postos de trabalho gerados a partir da comercialização destes recicláveis e ainda disseminar a metodologia de incubação de redes. Comemorou Pedro Belga presidente dos Guardiões do Mar. A importância da Rede CataSonhos pode ser medida pelo número de cooperativas que se mobilizaram para participar desta grande festa. Estiveram presentes no prédio do COMPERJ em São Gonçalo, as cooperativas: Cooper Forte de Cabo Frio; Cooperativas Costa do Sol e COOP CLEAN de Arraial do Cabo; Associação Perseverança de Araruama; Cooperativa Bongaba de Magé; Cooperativa ReCooperar e Cooper Eficiente de Itaboraí; Cooperativa Recooperar e Cooperativa Brasileira de Reciclagem de São Gonçalo; Cooperativa de Catadores de Niterói (Coopcanit); Cooperativa Reciclando Para Viver do Centro do Rio; Cooperativa Quitungo de Brás de Pina e Cooperativa de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho em Duque de Caxias.

DSC06907DSC07081

O evento contou ainda com a presença de autoridades como o Secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, a Secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, o Sr. Jorge Pinheiro, da SEA, representando o Projeto de Coleta Seletiva do INEA, o Sr. Marcello Brandão da Comunicação Institucional da Petrobras e o Sr. Custódio Chaves da Coordenação do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis no Rio de Janeiro. A Agenda 21 de São Gonçalo e diversas lideranças da sociedade civil organizada também estiveram presentes no evento, que culminou com um coquetel para as 200 pessoas presentes. Durante o evento foi assinado um termo de cooperação mútua entre a Secretaria de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, os Guardiões do Mar e a Coop Clean. O município de Arraial, visando iniciar a Coleta Seletiva Solidária na cidade com a contratação de cooperativa de catadores adequando-se a Lei Nacional de Resíduos Sólidos (12.305), solicitou aos Guardiões uma caminhonete do projeto CataSonhos que será emprestada à Coop Clean. Com isso acelera-se a mobilização dos munícipes, que perceberão as ações, enquanto se dá o processo burocrático comum a este tipo de atividade/contratação pelo poder público. Ganham as cooperativas que terão aumento de escala em suas coleta, com melhoria dos percebimentos mensais, ganha a população, que terá uma cidade esteticamente melhor e o meio ambiente. Parabéns ao Secretário Davi, pela iniciativa.

Se você acha que realizar sonhos é uma tarefa difícil, não é! Para começar, basta separar corretamente o seu lixo orgânico dos recicláveis e doar a um catador ou cooperativa. Pronto, está feita a sua parte. Cabe a nós da Rede CataSonhos triar e comercializar, retribuindo seu gesto com uma CIDADE esteticamente melhor (ruas, praças, praias e campinhos mais limpos); socialmente mais justa, pois famílias inteiras terão seu sustento garantido, diminuindo as desigualdades socais e; ambientalmente correta, pois matérias primas e combustíveis fósseis serão economizados, por que o catador realizou o sonho de ter uma atividade digna.Doe recicláveis e ajude a reciclar tudo, até vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails