29 de abril de 2013

0 Dia mundial do planeta Terra

Dia da Terra
O senador e ativista ambiental norte americano Gaylord Nelson, foi quem primeiro manifestou a intenção para a criação de uma agenda ambiental, em 22 de abril de 1970. Nesta data 2.000 universidades, 10.000 escolas primárias e secundárias, além de centanas de comunidades participaram. A pressão da manifestação teve como maior sucesso a criação da EPA (Environmental Protection Agency), a importante Agência de Proteção Ambiental, acresida de várias leis destinadas à proteção ambiental.

O Dia da Terra* é um evento suprapartidário, apolítico, internacional, sem ligações religiosas, ideológicas ou de qualquer natureza que possa comprometer a primazia que é a mobilização para sensibilizar as pessoas quanto a importância da proteção ambiental. Este dia refere-se à tomada de consciência de muitas pessoas influentes no planeta e desconhecidos também, que sabem da precariedade com que muitos reursos naturais estão submetidos. Além disso, serve para alertar os líderes mundiais para suas responsabilidades em relação ao assunto.

Alguém me disse que podemos mudar de casa, cidade, país, até mesmo continente, mas não dá para mudar de planeta. Somos parte de um universo em transformação. Pertencemos a uma comunidade mundial que abriga diversas formas de vidas. Precisamos nos sentir humildes diante de tanta beleza da criação e reverenciar cada expressão da natureza.”

* Este dia não é reconhecido pela ONU.

Graça Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails