7 de junho de 2011

4 LIMPA BRASIL – Let’s Do It!

Em 05/06, além do dia mundial do meio ambiente, também comemoramos o lançamento do evento no Brasil, LIMPA BRASIL! Let’s do it! A Ong Guardiões do Mar e as Cooperativas de catadores, atendidas pelo Projeto CataSonhos patrocinado pela Petrobras participaram de ambos os eventos.

No domingo, de 09 as 17 h, estivemos no Aterro do Flamengo em um stand recebendo pessoas interessadas, não só na questão do resíduo sólido, como também nas questões gerais sobre o meio ambiente.

teste-scanner---11-04-11-033No aterro também estava presente a Secretaria de Estado de Ambiente, representada pelo INEA e Batalhão Florestal, entre outros. Centenas de pessoas puderam tirar suas dúvidas e participar de atividades como oficinas, flash mob e apresentações diversas. Cabe aqui um elogio aos integrantes da Secretaria de Estado que fizeram um grande vento.

 

teste-scanner---11-04-11-072No stand do Limpa Brasil pudemos informar aos interessados sobre a quantidade de “lixo” produzida todos os dias, por cada um de nós e ensinar a diferença entre lixo e material reciclável.
Quem visitou o evento saiu sabendo que pequenas ações individuais podem ajudar sobremaneira na preservação da vida. Centenas de catadores de material reciclável e voluntários de várias idades participaram catando material reciclável deixado pelas pessoas nas adjacências.

lb1Por conta do tempo instável, muita gente preferiu outros programas ao passeio pelo aterro do Flamengo, o que diminuiu muito a quantidade de material coletado pelos catadores. Porém para os Guardiões do Mar, o maior ganho do evento foi a disseminação de informações socioambientais no tocante a questão do lixo urbano.

 

É importante quando a Guardiões do Mar honra sua função maior, que é disseminar informação promovendo a educação ambiental da sociedade interessada.

Foram recolhidos no local

TIPO DE RESÍDUO

QUANTIDADE/kg

Papelão

127,5

Plástico filme branco

11

Plástico filme misto

2,5

Guaravita

3,00

Jornal

6,00

Pet água

12,5

Latas de alumínio

4,5

Pet transparente

13

Plástico grosso

3,5

TOTAL GERAL

183,5

Como informado, as quantidades coletadas ficaram aquém do esperado. Mas o objetivo maior foi atingido em sua plenitude, mobilizar, informar, educar aos interessados que passaram pelo stand.

Parabéns a todos os envolvidos neste evento. Parabéns a todos os que visitaram e mostraram interesse em aprender um pouco mais.

1_05062011minc_11

4 comentários:

  1. Sou gerente administrativa de uma industria de produtos odontológicos em São Gonçalo e temos alguns resíduos que são recicláveis. Infelizmente temos muita dificuldade em eliminarmos esses resíduos de forma adequada, e eles acabam indo para o lixo comum. Esses resíduos são separados internamente e disponibilizados para coleta urbana em sacos individuais (papel, estopa, PET, papelão, plástico, folhas de alumínio, entre outros).Desejo obter o contato de vocês e se possível a indicação de alguma ONG que colete esse material para posterior utilização.Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Elizabeth Conceição
    administrativoprod ens.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos!
    Participamos do Limpa Brasil como voluntários (aparecemos na foto acima da tabela) e gostaríamos de agradecer pelas camisetas recebidas dos Guardiões do Mar.
    Aproveitando o contato, gostaríamos de saber se nossa empresa poderia entrar de alguma forma no programa dos catadores, separando o lixo seco do úmido e fornecendo a eles o material reciclável. Há um telefone por onde podemos tirar algumas dúvidas?
    Muito obrigada, parabéns pelo evento!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luisa,
    Lembramos de vcs sim. Por favor, entre em contato pelo tel 2605-8016 ou mesmo pelo e-mail institucional e peça para falar com a Sabrina Sodré. Ela fará todo o procedimento. Fico contente que tenha gostado da camisa. Em breve teremos mais brindes, vcs estão na lista par recebê-los.
    Atenciosamente,
    Pedro Belga

    ResponderExcluir
  4. Luiza, peço a gentileza de entrar em contato com 2605.8016 e falar diretamente com a Sabrina que já está sabendo do seu interesse. Grato. Flávio Rabelo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails