5 de janeiro de 2011

13 Prefeitura de São Gonçalo e ONG Guardiões do Mar implantam coleta seletiva na cidade

Graças a uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e da Ong Guardiões do Mar, a Prefeitura de São Gonçalo implantará nos próximos dias coleta seletiva na cidade.

Fotos: Sandro Seixas
catasfoto1Para o presidente da Ong, Pedro Belga, é a realização de um sonho.
estou completamente satisfeito ao saber que vamos finalmente implantar na cidade a coleta seletiva. Como morador da cidade e como ambientalista estou vendo realizar-se um antigo sonho. Vamos aproveitar a assinatura de mais um contrato com a Petrobras (28/12/10) para executar o Projeto CataSonhos. Com o presente convênio serão disponibilizados dois caminhões. Um deles funcionará no eixo principal Nevescatasfoto2-Alcântara coletando todo e qualquer material descartado pelo comércio nesta área. O outro atuará nos bairros fora desse eixo e elaboraremos uma rota econômica com estabelecimento de uma logística de forma deixar mais prática a coleta respeitando o custo/benefício. Serão atendidos de imediato 40 catadores de material reciclável das Cooperativas Recooperar. Em recente reunião com a diretoria do Shopping Boulevard a receptividade foi muito positiva. Esperamos que em breve o Boulevard seja mais um dos grandes geradores da cidade a doarem seus recicláveis para cooperativas de catadores”.


A Ong Guardiões do mar desenvolve projetos de geração de renda criando e incubando cooperativas. Dentre elas podemos citar as cooperativas Modelarte (Boa Vista), Manguezarte (Praia da Luz), Recooperar de São Gonçalo e Recooperar de Itaboraí, Mulheres Arteiras (Niterói).

13 comentários:

  1. Bom dia,
    gostaria de saber como funciona o processo de coleta seletiva vinculado a vocês.
    Trabalho em uma fábrica de produtos relacionados a saúde e geramos uma quantidade considerável de material reciclável como papel, papelão e plástico. Estaríamos dispostos a doar esse material desde que a coleta fosse de responsabilidade do órgão recebedor.
    Aguardo a resposta.

    Tiago Barcelos

    ResponderExcluir
  2. Prezado Tiago,
    Teremos o maior prazer em atendê-lo. Solicito a gentileza de entrar em contato com o número 2605-8016, falar com a bióloga Sabrina Sodré. Com certeza a coleta e as custas referentes a transporte entre outras é de responsabilidade da Cooperativa/Ong/Projeto CataSonhos.
    Aguardamos anciosos seu contato.
    Atenciosamente,
    Guardiões do Mar

    ResponderExcluir
  3. Olá! Prazer imenso em restabelecer contato c/ a GUARDIÕES DO MAR, pois fiz parte do período gestacional... rssss Pedro Belga e Flávio são pessoas p/ mim especialíssimas e tenho certeza de que estão acompanhados de outras do mesmo quilate. Bom, o q me leva a procurá-los é a necessidade de tentar ajudar a um comerciante (Sr. Isaías, proprietário do Restaurante LACEDÔNIA, na Rua Salvatori). O mesmo quer doar o material q utiliza em seu comércio, ao invés de descartá-lo no caminhão de lixo, mas não consegue p/ falta de catador que seja comprometido c/ o descarte de seu estabelecimento. A guardiões poderia me ajudar? Fico no aguardo e mts bjsss e felictações a TODOS.

    ResponderExcluir
  4. OLá Tânia,
    Realmente é um prazer saber ti. Peço que entre contato conosco no tel. da Guardiões do Mar para estreitarmos esta conversa e efetivarmos esta parceria.
    Forte abraço!
    Pedro Belga
    2605-8016

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Me chamo Rita e conheço a Guardiões desde 2006. Nesse tempo implementei projetos nas empresas que atuo como professora, mais hoje vim como cidadã e estudante. Gostaria de saber mais sobre o projeto, como faço para ajudar, como faço para implementar seja na minha vizinhança, trabalho etc...
    Estou em um trabalho sobre resíduos sólidos em São Gonçalo e gostaria de visitá-los para quem sabe,ajudar a levar diante esse projeto importantíssimo. Fico no aguardo por resposta.
    Att, Rita Gullo.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rita,
    Agradecemos o comentário e o carinho e nos colcoamos a disposição para somarmos forças. Precisamos de cada cidadão/municípe nesta luta. Será um prazer recebê-la em nossa sede. Entre em contato com a Ong através do e-mail (guardioesdomar@guardioesdomar.org.br) ou do tel 2605-8016 e agendemos.
    Att.
    Ong Guardiões do Mar
    Ótima semana para você.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Me chamo Rita e conheço a Guardiões desde 2006. Nesse tempo implementei projetos nas empresas que atuo como professora, mais hoje vim como cidadã e estudante. Gostaria de saber mais sobre o projeto, como faço para ajudar, como faço para implementar seja na minha vizinhança, trabalho etc...
    Estou em um trabalho sobre resíduos sólidos em São Gonçalo e gostaria de visitá-los para quem sabe,ajudar a levar diante esse projeto importantíssimo. Fico no aguardo por resposta.
    Att, Rita Gullo.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Prazer imenso em restabelecer contato c/ a GUARDIÕES DO MAR, pois fiz parte do período gestacional... rssss Pedro Belga e Flávio são pessoas p/ mim especialíssimas e tenho certeza de que estão acompanhados de outras do mesmo quilate. Bom, o q me leva a procurá-los é a necessidade de tentar ajudar a um comerciante (Sr. Isaías, proprietário do Restaurante LACEDÔNIA, na Rua Salvatori). O mesmo quer doar o material q utiliza em seu comércio, ao invés de descartá-lo no caminhão de lixo, mas não consegue p/ falta de catador que seja comprometido c/ o descarte de seu estabelecimento. A guardiões poderia me ajudar? Fico no aguardo e mts bjsss e felictações a TODOS.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,
    gostaria de saber como funciona o processo de coleta seletiva vinculado a vocês.
    Trabalho em uma fábrica de produtos relacionados a saúde e geramos uma quantidade considerável de material reciclável como papel, papelão e plástico. Estaríamos dispostos a doar esse material desde que a coleta fosse de responsabilidade do órgão recebedor.
    Aguardo a resposta.

    Tiago Barcelos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Admiro imensamente o trabalho desenvolvido por vocês, tanto como educadora nos anos iniciais do ensino fundamental quanto cidadã. Sou estudante de Pedagogia e gostaria muito de saber qual é a possibilidade de realizar um estágio voltado para diferentes espaços sociais,visto que a ONG é sem dúvida,um espaço educacional de muito valor.
    Aguardo retorno quanto à solicitação.
    Cordialmente,
    Patricia Sant'Anna.

    ResponderExcluir
  11. Olá Patrícia,
    Não entendi se quer um estágio ou um outro tipo de relação com a Guardiões. Peço que entre em contato através do e-mail guardioesdomar@guardioesdomar.org.br e agendemos uma conversa. Agradecemos honrados seus comentários e nos colocamos a disposição. Apresentamos ainda nossas desculpas pela demora nesta resposta.
    Atenciosamente,
    Guardiões do Mar

    ResponderExcluir
  12. Eneida S. Lannes Faria17 de junho de 2011 às 12:31

    Boa Tarde! Fui colega de Pedro Belga na Faculdade, e também cresci em São Gonçalo, fico satisfeita que um sonho de um amigo se torna cada vez mais realizado, sempre com atitudes voltadas para o bem-estar de todos, tanto do ser humano como sua relação com  o meio ambiente. È uma  pessoa de profunda admiração, pois conquista cada sonho, com amor, dignidade e esperança. Apesar de termos sido muito proximos na Faculdade, nossa vida tomou  rumos diferentes. Trabalho  com Analises  Clinicas, no Municipio de Santa  Maria  Madalena,RJ. Uma cidade  com   potencial enorme,  mas que ainda engatinha  nas questões ambientais. Sou professora do Estado, faço  pós  em  Educação   Ambiental.

    Abraços a todos que participam dessa org. em especial ao seu fundador Pedro Belga.
    Att,
    Eneida Silva Lannes

    ResponderExcluir
  13. Olá Eneida,
    Fico feliz que estejas bem. E, fico honrado com seus elogios. Realmente, cada conquista da Ong é um oedaço do meu sonho realizado. Quando vir a São Gonçalo, faça contato. Verás que temos avançado bastante com relaçao as questões de coleta seletiva e reciclagem. Em julho inaugraremos um galpão com mais de 1000 metros quadrados para triagem e comercialização de amteriais recicláveis e ainda coleta e comercicalização de óleo vegetal residual. Seria bacana tê-la em nossa festa. Será entre 15 e 20 de julho próximo. Também estamos no limiar de realizar um projeto na área ambiental, só para você ter uma idéia apenas uma das ações prevê o plantio (e monitoramento) de 300.000 mudas de manguezal.
    Lembranças aos filhos (que não conheço).
    Um beijo e tenha um ótimo fim de semana.
    Att.
    Pedro Belga

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails