13 de junho de 2012

1 DIVIDINDO COM VOCÊS UMA EXPERIÊNCIA IMPAR

DSCN1650Desde 1998 participo de eventos socioambientais nas mais diversas localidades, palestras, exposições, workshops, enfim. Já fui convidado a falar em comunidades no meio de lugar nenhum, para públicos de níveis de escolaridade variadas desde analfabetos funcionais até doutores. Mas, porque estou dizendo isto tudo! No dia 12/06, ainda por conta das comemorações do mês do meio ambiente, fui convidado a falar para alunos do CIEP 236 - Dejair Cabral Malheiros em São Gonçalo/RJ, sobre questões de coleta seletiva, reciclagem e afins, tendo em vista o trabalho que realizamos com o Projeto Rede Leste, com apoio da FBB e BNDES. Até aí tudo bem! Qual não foi minha surpresa quando ao chegar, percebi que falaria para uma classe de educação inclusiva. A partir do pressuposto de que todas as crianças são especiais (afetivamente), essas eram especiais e ESPECIAIS.

DSCN1675Perceber a atenção e a disposição em tirar dúvidas e ainda discutir possíveis soluções para o problema lixo, por parte de crianças com síndrome de down, deficiência auditiva, visual entre outras, reforçou minha crença de que o Planeta ainda tem solução. Nós, pretensos normais, que teríamos a obrigação de rever nossas atitudes para deixar um planeta melhor para nossas crianças (todas elas), muitas vezes nos furtamos e esperamos que outro faça o que deveria ser também a nossa parte.

Ouvir de uma das crianças que faria uma reunião com a família para que todos não jogassem mais lixo no chão, nem na praia, pois iria sujar o planeta dela, foi um dos melhores resultados que já tive em uma ação com crianças em escolas.

DSCN1674Agradeço a Deus a oportunidade de ter estado naquela escola naquela data, pois achando que iria ensinar, percebi (mais uma vez) que temos muito a aprender com os pequenos e que o PLANETA TERRA, definitivamente é de todos nós, "normais" ou especiais. E que deixar (passivamente) a cargo dos governantes a responsabilidade de gerir nosso futuro é no mínimo temeroso.

 

 

Também me fez muito bem saber que em São Gonçalo, existe uma experiência educacional deste porte. Parabéns aos professores, coordenadores, pessoal da limpeza, enfim todos que de forma direta ou indireta, contribuem, mesmo sem saber por um processo tão especial: a inclusão de seres humanos no cotidiano da vida.

Pedro Belga

Um comentário:

  1. maria eduarda brazil azevedo13 de setembro de 2012 às 20:42

    oi genteeeeee amei esse blog é demais ,tem muitas coisas importantes e cuidados que devemos ter com a natureza e o planeta!!!!!!!!!!!! adoreiiiii

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails