30 de agosto de 2010

0 Latas de Aço

35% das latas de aço consumidas no Brasil são recicladas, o que equivale a cerca de 250 mil toneladas por ano. Nos Estados Unidos, 65% das embalagens de folha de flandres retornaram à produção de aço em 1999. No Japão, a taxa é de 20%.

lata-guardioesSe o país reciclasse todas as latas de aço que consome atualmente, seria possível evitar a retirada de 900 mil toneladas de minério de ferro por ano, prolongando a vida útil de nossas reservas minerais. Além disso, deixaria de ocupar 8,6 milhões de metros cúbicos em aterros todos os anos e proporcionaria economia de 240 milhões de Kwh de energia elétrica - equivalente ao consumo de quatro bilhões de lâmpadas de 60 Watts. Isso sem falar nas 45 milhões de árvores - de florestamento comercial - que deixariam de ser cortadas para a produção de carvão vegetal usado como redutor de minério de ferro.
Somente na cidade de São Paulo são jogadas diariamente no lixo 360 toneladas de latas de aço usadas.

DECOMPOSIÇÃO

As latas de aço que não são recicladas enferrujam. Em cinco anos, elas se decompõem, voltando ao estado natural - óxido de ferro.

DE  VOLTA ÀS ORIGENS

Depois de separadas do lixo, as latas de aço precisam passar por processo de limpeza em peneiras para a retirada de terra e de outros contaminantes. Em seguida, são prensadas em fardos para facilitar o transporte nos caminhões até as indústrias recicladoras. Ao chegar na usina de fundição a sucata vai para fornos elétricos ou a oxigênio, aquecidos a 1550 graus centígrados. Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que serão cortados na forma de chapas de aço. A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais - das montadoras de automóveis às fábricas de latinhas em conserva. O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar grandes perdas ou prejudicar a qualidade. Aciarias de porte médio equipadas com fornos elétricos processam a sucata por custo inferior ao das siderúrgicas convencionais.

ciclo-reciclagem-aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails