6 de setembro de 2011

0 PROJETO REDE LESTE CHEGA A REGIÃO DOS LAGOS

Após diversas conversas, mobilizações, idas e vindas, ontem 05/09 realizamos reunião com a Secretaria de Ambiente de Araruama, onde fomos muito bem recebidos. Estava presente o Secretário, sua equipe e a líder da cooperativa que será instituída em 12/09 a COOPERATIVA PERSEVERANÇA de catadores de material reciclável. Após 08 anos de luta a líder, Sra. Norma vê tornar-se realidade seu sonho: O lançamento da campanha de coleta seletiva solidária municipal e a instituição da Cooperativa. Parabéns a Prefeitura e mais ainda a Norma, que soube perseverar e ver seu sonho realizar-se.

O projeto Rede Leste, realizado pela Ong Guardiões do Mar em parceria com o IBS e patrocinado pela Fundação Banco do Brasil e pelo BNDES apoiará a nova cooperativa de formas diversas (EPI’s, custas para fundação, uniformes, capacitações, acompanhamento técnico, computador, etc.) além de recebê-la na Rede de Comercialização que se encontra em formação para que juntos, os catadores sejam mais fortes e possam aumentar ainda mais os postos de trabalho gerados pela coleta de materiais recicláveis. Transformando aquilo que não nos serve mais (e que não é lixo) em renda e dignidade para no caso da Cooper Perseverança 32 famílias.

Além da bem sucedida reunião em Araruama, participamos (05/09) de reuniões com a Cooper Clean em Arraial do Cabo, a Cooper Forte em Cabo Frio e agendamos para esta semana ainda com a Cooper Costa do Sol (também em Arraial do Cabo) e uma cooperativa de Búzios.
Ao todo serão mais de 180 famílias (catadores) atendidas (em cinco cooperativas da região) por esta Rede que em muito fortalecerá a atividade de coleta de recicláveis promovendo sua comercialização em escala. Além do atendimento básico, equipamentos de proteção individual, doação de computadores completos, oficialização dos grupos e regularização documental, também serão ministradas capacitações diversas e acompanhamento técnico para a fundação da Rede.
O projeto tem o patrocínio da FBB e do BNDES e é realizado pelos Guardiões do Mar em parceria com o IBS. Até dezembro pretendemos atender 350 catadores (e familiares) com melhoria da qualidade de vida e aumento dos percebimentos mensais, resgatando a dignidade destas famílias, gerando emprego e renda. Ao longo do ano de 2012 pretendemos que coleta seletiva seja uma prática comum nesta região e que os catadores possam atuar como agentes ambientais. A partir de um trabalho de comunicação onde a população possa se tornar socialmente justa e ambientalmente correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails