15 de julho de 2011

5 Guia prático de como realizar “Sonhos”


Por que CataSonhos?

Trata-se de uma ação voltada para os catadores de material reciclável. Uma catadora de São Gonçalo (Conceição Macedo) declarou que após entrar para uma cooperativa percebeu que assim poderia melhorar de vida. Ela disse: “Agora, sou uma catadora de sonhos”.  O nome CataSonhos está vinculado a idéia de melhoria de qualidade de vida e intimamente aos desejos* do catador.
A marca do projeto é um coletor de sonhos, um filtro que separa o sonho ruim do bom


*Em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida. Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. (Wikipédia).

Patrocinado pela Petrobras e realizado pela Ong Guardiões do Mar, o Projeto CataSonhos tem como principal objetivo o fortalecimento da atividade de coleta e comercialização (em rede) de material reciclável e de óleo vegetal usado, promovendo a melhoria de qualidade de vida para 160 catadores(as) e ainda melhoria de qualidade ambiental e estética da região atendida.

Beneficiados
Diretamente seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Até 06/11, as Cooperativas ReCooperar São Gonçalo, Quitungo em Brás de Pina, ReCooperar Itaboraí, Reciclando para Viver e Jardim Gramacho, e mais um grupo em fase de instituição, estão sendo atendidos com infraestrutura (caminhões, corpo técnico, uniformes, EPI’s, rota de coleta, manutenção de veículos, maquinários, equipamentos, capacitações diversas, captação de grandes doadores, oficinas com materiais recicláveis, entre outros).
Qualquer cooperativa interessada poderá tornar-se parceira da Rede CataSonhos, basta manifestar a vontade e atender aos requisitos básicos.

Com o patrocínio da Petrobras a equipe Guardiões do Mar dispõe de quase tudo para ajudar a realizar os sonhos dos catadores.
Só precisamos que a sociedade entenda que lixo e material reciclável são coisas diferentes.
Um pequeno gesto nosso (correta separação e doação para um catador ou cooperativa) pode fazer a diferença entre realizar sonhos, gerando emprego e renda ou continuar a poluir o ambiente;

Área de atuação
Parte da região metropolitana do Rio de Janeiro (Centro/RJ; Niterói; São Gonçalo e Itaboraí).


COMO REALIZAR “SONHOS”?

1) Sociedade em geral: entender que aquilo que não lhes serve mais (latas, papel, papelão, jornais, revistas, caixinhas longa vida, plásticos diversos, copinhos de iogurte, vidros, panelas velhas, entre tantas outras coisas) são recicláveis e devem ser doados a um catador/cooperativa.

2) Poder Público: Atuar para formar uma sociedade ambientalmente correta e socialmente justa. Educação ambiental nas escolas, campanhas de comunicação e investimentos em coleta seletiva, parcerias com grupos, associações, ongs e cooperativas.
 
3) Segundo Setor: (empresas em geral) se tornar parceiro da sociedade, do Poder Público e dos catadores. Basta que grandes geradores como supermercados, shoppings, condomínios e outras empresas passem a doar seus resíduos (descartados de forma correta) que muitos empregos diretos serão gerados;

4) Imprensa: continuar o trabalho de divulgação de boas práticas neste sentido. É necessária a massificação da informação, diminuindo/dirimindo as dúvidas de como agir para melhorar sua rua, bairro, município e em efeito cascata: O PLANETA TERRA.

Converse com seus vizinhos, amigos, síndico, façam um grande movimento em prol da melhoria estética, social e ambiental de nossa cidade. Os empresários também estão convidados a fazerem parte desta mudança. Não importa o tamanho de seu empreendimento, a coleta é gratuita. Entre em contato e entenda como funciona!

Ao separar o seu material e disponibilizá-lo para a coleta seletiva, você ajuda a gerar postos de trabalho, gerando renda para catadores de nossa cidade. Diminui a quantidade de resíduos nos aterros (aumentando sua vida útil).

CORRETA SEPARAÇÃO E DESCARTE DOS RECICLÁVEIS:
    • Ajuda a diminuir a ocorrência de enchentes;
    • Melhora a qualidade estética de ruas, praças, campinhos;
    • Diminui a incidência de vetores;
    • Diminuem gastos públicos com saúde, varrição e outras intervenções;
   • Previne o impacto em ecossistemas diversos (praias, rios,  lagos, manguezais, baías, bosques, florestas, etc.);
   • Gera emprego e renda, reaquecendo a economia;

PROMOVE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!

5 comentários:

  1. Adorei essa ideia....eu mesma tenho uma borracharia e não sei onde depositar todo material de loja....e São Gonçalo precisa de pessoas assim como vc...
    Valeu msm

    ResponderExcluir
  2. lindo o projeto, tenho óleo de cozinha como faço para passa-lo para a ONG?

    ResponderExcluir
  3.  Gostei muito, tanto que vou apresentar na sala da minha escola em um trabalho de geografia. Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  4.  Nós é que agradecemos seu ointeresse e disposição em levar adiante os conceitos. Se cada um fizer a sua parte e ainda divulgar boas práticas, quem sabe não teremos um mundo cada dia melhor. Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Usei esta ong para meu trabalho de OPEE

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails