30 de junho de 2011

3 Educação ambiental na prática = BONS RESULTADOS

Seguindo a premissa de que todos os dias deveriam ser dedicados ao meio ambiente e outras questão tão importantes quanto, os Guardiões do Mar seguem realizando suas atividades rotineiras de sensibilização da sociedade principalmente para alunos e professores da rede pública. Hoje (30/06/11) foi um dia bem produtivo, como tem sido todos os demais. Técnicos da Ong realizaram cursos para Catadores de Material Reciclável para a Cooperativa Quitungo (COOPQUITUNGO/RJ), em Brás de Pina/RJ. Os cursos fazem parte da estratégia de capacitação/qualificação de catadores de material reciclável atendidos pelo Projeto CataSonhos, patrocinado pela PETROBRAS e realizado pelos Guardiões. Nesta data foram realizadas capacitações de: Atendimento aos stakeholders; Classificação de Materiais Recicláveis; Cooperativismo. Foi muito bom ver a participação e vontade de crescer desses catadores.

DIVERSAS-012Na mesma data os Guardiões se fizeram representar em uma escola municipal de Itaboraí/RJ, no bairro Apolo. Foram proferidas duas palestras para alunos do ensino fundamental, sendo uma pela manhã (130 alunos) e outra a tarde (+ de 150 alunos).O tema foi: Consumo Consciente e uso racional da água. Houve grande comoção e todos (alunos e professores), mobilizados, vão doar recicláveis para os catadores atendidos pela Rede CataSonhos. Uma Big Bag foi deixada na escola e esperamos que em poucos dias possamos retornar para recolher os recicláveis.

Seguindo a temática foram mostradas fotos e produtos de cooperativas deDIVERSAS-061 artesanato incubadas pelos Guardiões. Falamos sobre o reaproveitamento e sua ligação com o tema Consumo Consciente. Os professores gostaram tanto, que pediram para que nas férias de julho realizássemos oficinas de reaproveitamento de recicláveis para artesanato. É muito bom quando há envolvimento da sociedade!

A s palestras fazem parte de uma ação do COMPERJ com a participação dos Guardiões do Mar, em comemoração ao mês do Meio Ambiente.

Ficamos todos bastante entusiasmados com os resultados, tanto dos catadores, quanto dos alunos. O bem é ver educação ambiental na prática. Trabalhamos dessa forma: todos os dias tentar sensibilizar uns poucos, porque um dia, seremos muitos.

A verdadeira mudança acontece dentro, somente com a nossa própria permissão!

Separe corretamente e doe seu reciclável! Torne-se ambientalmente correto e socialmente justo!

DIVERSAS-034 DIVERSAS-054 DIVERSAS-057

3 comentários:

  1. Gostei da inicitiva de promover palestras nas escolas, pois ensinando nossos jovens e acabando por divulgar essa mudança de comportamento em favor do meio ambiente na familia, ou em qualquer lugar que ele for. Amei! Otimo trabalho!
    Atenciosamente,
    Eneida

    ResponderExcluir
  2. OLá Eneida! Obrigado pelo comentário! Mais importante do que escrevermos, registrarmos nossas atividades e porque não, prestarmos conta a sociedade do que fazemos, através desta ferramenta aqui, é saber que somos lidos, seguidos. Através desta interatividade, encontramos eco das nossas tarefas. Os comentários, sejam eles elogiosos ou mesmo críticas, são muito importantes para nos nortear na melhoria sempre constante de nosso trabalho. Uma ótima semana para você e continue contribuindo!

    ResponderExcluir
  3. O melhor de realizar um bom trabalho é saber que ele encontra eco na sociedade. E também críticas, só assim odemos fazer os acertos necessários.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails