14 de maio de 2014

0 Dia Mundial das Aves Migratórias – 2014

 

                       

aves migratórias 1A data é comemorada no segundo final de semana do mês de maio, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da sua preservação e dos seus habitats.

As aves são consideradas um dos melhores indicadores do estado e tendência da biodiversidade geral uma vez que eles estabelecem ligações e vivem virtualmente em todos os ecossistemas do mundo.

Registram-se atualmente números sérios de declínio de muitas espécies e dos maiores corredores de voo. Por exemplo, 41% das 522 populações de aves aquáticas migratórias dos corredores Africano-Euroasiáticos estão em declínio. Este registro pode ser um sinal de um problema ambiental global associado à perda de habitats e biodiversidade. Do albatroz até o beija-flor, da Antártica até o deserto do Saara, desde o pinguim mergulhador até as águias de-asa-redonda, são um dos melhores exemplos da enorme variedade da biodiversidade. Nas suas viagens, eles passam por diferentes tipos de ecossistemas, pessoas e culturas, e tem fascinado a humanidade por séculos.

aves migratória 3O Dia Mundial das Aves Migratórias foi promovido pela primeira vez no mundo pelo Acordo Afro-Eurásico das Aves Aquáticas Migratórias (African-Eurasian Migratory Waterbird Agreement, UNEP/AEWA) e a Convenção Global das Aves Migratórias (UNEP/CMS) em 2006.

O significado das aves como indicadoras vitais de ecossistemas sadios passa, às vezes, despercebido pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails