14 de novembro de 2013

0 Crustáceo venenoso descoberto

 

Quantas espécies de animais existem no planeta Terra? Quantas ainda não foram identificadas?

É uma dúvida muito comum. Muitas espécies de animais ainda não foram descobertas. O que poucos têm conhecimento é o número aproximado deles. Pesquisadores do mundo inteiro têm trabalhado para descobrir e desvendar tal questão. Recentemente estimaram em 8,7 milhões de espécies, e que apenas 1,2 milhão estavam formalmente descritas. E ainda, estimam que a catalogação de todas elas possa levar mais de mil anos. Eles advertiram ainda que muitas das espécies serão extintas antes de poderem ser estudadas.

Speleonectes tulumensisExemplificando, o Filo Arthropoda, (afinal o nosso querido Uçá faz parte dele) possui mais de 1 milhão de espécies de insetos, sendo que ¼ são besouros. Recentemente foi publicado um trabalho que reuniu biólogos ingleses, alemães e mexicanos que catalogaram o primeiro crustáceo (também faz parte do Filo Arthropoda) venenoso descoberto pela ciência: o Speleonectes tulumensis. Ele habita os lagos e cavernas submarinas do Caribe, México, Austrália e Ilhas Canárias e dentre as 70 mil espécies de crustáceos catalogados cientificamente, é a primeira venenosa a ser descoberta.

 

Speleonectes foto 2A espécie cega usa um composto que derrete suas presas, semelhante ao veneno da cobra cascavel. O veneno contém um coquetel complexo de toxinas, incluindo enzimas e um agente paralisante. A descoberta foi divulgada na "Molecular Biology and Evolution". O crustáceo rompe os tecidos do corpo da presa com seu veneno e suga o líquido de seu exoesqueleto.

 

A cada dia, mais pesquisadores e expedições são realizadas para descobrirem novas espécies. Para os cientistas, o tempo é primordial. E a curiosidade é inevitável. É esse elemento que os move. Que os impulsiona. E a sensação de conhecer e sermos apresentados ao novo ser é além de gratificante, ímpar. Enquanto isso, continuaremos a nos impressionar com que o mundo ainda esconde. Então, esperaremos (ansiosamente!).

Fonte: History, G1

http://vimeo.com/77818299#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails