6 de setembro de 2013

1 Amazônia, todo dia é dia!

 

Leitor (a), você ao ler o texto vai logo pensar: -“ Eles atrasaram de novo!!!” Pois é, desta vez foi proposital. Como quase sempre afirmo, só comemoramos o que perdemos ou estamos em via de perder. Resolvi fora do dia marcado falar sobre a Amazônia. A data escolhida é 5 de setembro. Para mim? – É todo dia.

O ecossistema amazônico ocupa os seguintes países: - Brasil, Peru, Colômbia, Equador,Bolívia,Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa. Sua extensão é de Com sete milhões de km2, desses, 5,217 milhões de km2, ou seja, 1/3 das florestas do mundo, ar e água doce são nossos.

                             image

Ela é considerada, mundialmente, como um patrimônio natural da humanidade. Mesmo com a posse geopolítica todos temos o dever de preservá-la.

Alguns aspectos que lhe conferem importância global:

- Número ainda indefinido de espécies animais e vegetais conhecidas e desconhecidas;
- Papel na regulação do equilíbrio climático global; e
- Fonte de matérias primas alimentares, florestais, medicinais e minerais, são os principais.

amazonia 1Amazonia 2 

Ameaças mais significativas a sua integridade:

amazonia 3

-Extração de madeira;
-Mineração,
-Obras de infra-estrutura que a descaracterizam e permitem a perda indiscriminada de sua biodiversidade; e a
-
Conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

               

 

 

Ontem tive a oportunidade de conhecer um projeto extremamente importante da região amazônica. O Pé de Pincha*. Ele faz parte da carteira do Programa Ambiental da Petrobras. Existe desde 1999 e por iniciativa das comunidades e Universidade Federal do Amazonas promove mudança gradual de manejo da fauna de quelônios (tartarugas e afins). 118 comunidades estão atuando em 2013.

Eu acredito em ações consorciadas. Em que devemos entender que há necessidade de desenvolvimento/crescimento econômico, mas com respeito ao meio ambiente, preservação da biodiversidade, valoração da cultura nativa e aprimoramento técnico-científico de nossas crianças e jovens. A Amazônia é um vasto território. Nós, mesmo afastados geograficamente, devemos acompanhar ações civis e governamentais na região, pois, mesmo sendo um patrimônio mundial ela é nossa por direito e temos o dever de preservá-la em todos os aspectos.

Graça Bispo

*Significa o formato das pegadas dos Tracajás (Podocnemis unifilis), que na areia ficam no formato de "pinchas" (tampinhas de refrigerantes de garrafas de vidro).

Um comentário:

  1. Eu não estava nem lembrando desse dia. A preservação é um foco importantíssimo para a biosfera.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails