2 de janeiro de 2013

0 QUANDO O "LIXO" VIRA RENDA

DSC00488Os Guardiões do Mar, durante 2011/2012, tiveram a oportunidade de incubar duas redes de comercialização de materiais recicláveis. A Rede CataSonhos, com patrocínio Petrobras e parceria com o BNDES e a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Rede Leste, com apoio financeiro do BNDES e da FBB e, em parceria com a Petrobras.



O contrato da Rede CataSonhos encerrou em janeiro de 2012, mas a responsabilidade dos Guardiões em monitorar os resultados e apoiar nas necessidades não acabaram. Afinal, foram muitos equipamentos, obras e uniformes entre tantas outras coisas disponibilizadas. Além disso, aguardamos uma segunda etapa de patrocínio para instituir a Rede oficialmente e finalizar o período de incubação.

DSC00483O Projeto Rede Leste foi aditado de tempo e transcorreu ao longo de todo o ano de 2012, com término previsto para março de 2013. Ele é um grande desafio: - Juntar cooperativas de uma área com mais de 3.000 km² (De Niterói a Região dos Lagos). Juntá-los, apresentá-los, e fazer com que todos entendessem o desafio de formar uma rede, mesmo estando tão distantes. Foi uma grande conquista, alcançada a muitas mãos. Para isso parabenizamos todos, tanto a equipe Guardiões quanto as lideranças das cooperativas envolvidas. Mais ainda, conseguimos também juntar duas redes distintas, mesmo com suas peculiaridades distintas, em reuniões de discussões técnicas que foram produtivas.

Desde 2006, a equipe Guardiões do Mar vem transformando em dados de relevância ambiental (Balanço Ecológico) todo material reciclável reaproveitado ou reciclado através do mercado. Em 2012 não podia ser diferente. Fizemos o balanço ecológico dos 10 primeiros meses (janeiro a outubro) e, com muito orgulho chegamos aos números apresentados abaixo.

DSC00482Estes são resultados de uma gestão participativa e transparente, onde lideranças, cooperados e técnicos, sentam a mesa em pé de igualdade para discutir os melhores caminhos e a melhor logística, de forma a conquistar um objetivo maior: - GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA para catadores de material reciclável. O melhor é que o meio ambiente também sai ganhando.





Agradecemos a todos os envolvidos das cooperativas participantes das duas redes, ao Movimento Nacional de Catadores/MNCR (lideranças do Rio de Janeiro), que se fazem presentes, acompanhando e orientando para que o trabalho siga sempre as premissas do movimento. Agradecemos também aos apoiadores, sem os quais, os resultados não seriam possíveis: Petrobras, BNDES e Fundação Banco do Brasil. Nossa gratidão para aqueles que abraçaram a causa da doação de recicláveis para os catadores e cooperativas e nossa esperança que mais pessoas, condomínios e empresas adotem a prática.

Desejamos a todos um 2013 ainda mais reciclado, com muitos postos de trabalho gerados e com muita economia de recursos naturais. O planeta agradece e os catadores de materiais recicláveis e suas famílias também.

FELIZ 2013!

cooperativas coletaram e comercializaram 5.094.750 kg de recicláveis**.

Com isso foram poupados (as):

► 28.129 árvores;
► 2.659.005 L de água de processos de fabricação de bens;
► 2.539.617 kw de energia.
► 416.304 kg de CO2 não foram para a atmosfera;
► 11.405.325 L de água não foram contaminadas com óleo vegetal residual;
► Bauxita (44.119 kg);
► Areia (1.775.428 kg);
► Petróleo (1.378.492 kg) voltaram às cadeias produtivas, resguardando nossa biodiversidade, entre outros recursos.

*Cooperativas participantes de ambas as redes e seus municípios:

Duque de Caxias: COOPCAMJG;
Rio de Janeiro: COOP Reciclando Para Viver - Centro/RJ e COOPQUITUNGO - Brás de Pina;
Niterói: COOP MORRO DO CÉU e COOPCANIT;
São Gonçalo: RECOOPERAR S. G. e COOPBRARECICLE;
Itaboraí: RECOOPERAR ITA e COOPEREFICIENTE;
Magé: COOPBONGABA;
Araruama: ASSOCIAÇÃO PERSEVERANÇA;
Cabo Frio: COOPER FORTE;
Arraial do Cabo: COOP CLEAN e COOP COSTA DO SOL e
Búzios: COCARE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails