25 de novembro de 2011

0 Pedimos um minuto de atenção para falar de um ser humano especial

Acreditamos que o diferencial dos Guardiões do Mar está justamente na relação que estabelece com as pessoas. Não por acaso adotamos a máxima de que o "ser humano é o principal componente do ecossistema". Se assim não fosse, de que adiantaria escrever, captar recursos e executar projetos de preservação, onde o "bicho homem" não fosse o ator principal? Por exemplo, um catador de material reciclável se torna um agente ambienta, no momento em que ele entende e passa a reaplicar a idéia de que "lixo" pode e deve virar renda. Assim cuida do órgão mais importante do corpo: o bolso. Este órgão é tão mais importante, quanto menor o poder aquisitivo.

DSC05122Por conta disto, todo empreendimento já criado pelos Guardiões do Mar, mesmo após o término do período de incubação/patrocínio, se torna um novo amigo. Disto, nos orgulhamos! Ontem, soubemos que uma nossa amiga (catadora de material reciclável) Dona Conceição Macedo, está internada em estado grave, com sérias complicações de saúde. Isto muito nos entristece, pois além de um ser humano ímpar, ela passou a fazer parte de nossas vidas tanto institucional quanto pessoal. Dona Conceição cunhou o título do projeto que hoje executamos a Rede CataSonhos, quando ela diz em um vídeo, disponível em nosso site, que ela é uma "catadora de sonhos". Sua luta diária para levar o pão para sua casa, catando aquilo que seria lixo, nas casas dos vizinhos e depois ao longo de três bairros do município de São Gonçalo, nos emociona até hoje e, nos aproximou dela. Assim se deu a formação de uma cooperativa de catadores e sua participação efetiva permitiu a ela vivenciar o mundo Rio Fashion Week, quando ela lá esteve para receber o Prêmio Mulher Empreendedora do SEBRAE em 2009, no qual obteve o segundo lugar. Segundo suas palavras, ela jamais poderia imaginar que um dia viveria um momento como aquele. Estar num ambiente que só tinha acesso pela televisão, no meio de modelos famosas, celebridades e ainda por cima, sendo ela uma homenageada. Mais uma vez entendeu o quanto catava sonhos e melhor que catar, ela os via transformarem-se em realidade.

Dona Conceição, a catadora, que chamava as donas de casa anônimas (que deixavam nas calçadas o saquinho com material reciclável separadinho) de freguesas, saiba que enquanto estiver no hospital, nós, Guardiões do Mar, cooperados da Rede CataSonhos, e todas as suas "freguesas" seremos menores, sem sua presença na rua, no galpão ou na nossa sede, pegando o seu material e levá-lo ao galpão para ser triado, enfardado e comercializado, gerando renda para si e para seus companheiros de luta.

Rogamos a Deus que nos permita privar mais da sua presença nessa dimensão, fazendo com que melhore logo.

Pedimos a todos os nosso amigos no Face, no Twitter, no blog, que se juntem a nós em oração para que seja restabelecida a saúde dessa figura linda. Dessa gigante de 1,48m de altura.

Quem nos lê nesse momento, caso não a tenha conhecido, não sabe o que perdeu. Ou melhor, não perdeu nada, porque o mundo é melhor pois dentre tantas outras figuras importantes, ainda vive nele, a Dona Conceição, mesmo que em uma cama de hospital.

Conceição, volta logo, estamos morrendo de saudades de seu sorriso e de seu jeitinho de ser.

Te amamos muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails