9 de abril de 2011

0 Coleta Seletiva Piloto em São Gonçalo

COMENTÁRIOS E RESULTADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE 2011

Em dezembro de 2010, pensando na realização do projeto CataSonhos, patrocinado pela Petrobras, os Guardiões do Mar e a Prefeitura de São Gonçalo, assinaram convênio para instituir a Coleta Seletiva Piloto no município.

Após análise técnica foi escolhido o eixo viário principal da cidade como área piloto, tendo em vista a ciência das dificuldades quanto a mobilização da sociedade para uma ação desse tipo. Além disso, trata-se de área com predominância de comércio e estes já possuírem horários específicos de descartes, sejam orgânicos ou inorgânicos.

ÁREA DE REALIZAÇÃO:

Apesar da escolha do eixo de rodovias do centrão da cidade, listamos aqui as ruas e bairros mais visitados por esta experiência piloto.

Partes do Centro; Neves, Porto da Pedra; Rocha; Paraíso; Mangueira e Camarão, entre outros.

Quanto aos logradouros principais foram: - Av.Dr. Francisco Portela; Av. Dr. Alberto Torres; Av. Lúcio Tomé Feteira; Av. Nilo Peçanha; Rua Cmte. Ari Parreiras; Rua Dezoito do Forte; Rua Dr. Feliciano Sodré; Rua Maurício de Abreu e Rua Abílio José de Matos.

Outras ruas foram visitadas, porém as acima mencionadas apresentaram maior concentração de materiais, consequentemente maior gravimetria.

TIPOS DE MATERIAIS COLETADOS:

Lembramos aqui que desde que se trate de um material inorgânico, quais sejam: ferro, vidro, alumínio, papel, papelão, revistas, jornais, caixinhas longa vida (tetrapak), plásticos de todos os tipos, garrafas pet, etc. Todos podem e devem ser descartados corretamente e coletados pelos Catadores, sejam eles organizados em cooperativas ou não.

DEFINIÇÃO

Lixo: todo e qualquer material (orgânico ou inorgânico descartado de forma inadequada, ou seja, em lixeiras ou que sejam contaminados cm restos de comida ou materiais tóxicos.

Materiais recicláveis: Todos aqueles mencionados anteriormente (tipos de materiais coletados) e que tenham sido descartados de forma adequada. Se separados pós-consumo, todos eles passam a outra classificação: a de Materiais recicláveis. Lembramos que os materiais recicláveis se corretamente separados e disponibilizados para a coleta seletiva, terão destino adequado, gerarão empregos (postos de trabalho) e consequentemente renda, diminuirão o impacto nos aterros ou lixões e, de quebra, melhorarão a qualidade estética de ruas, bairros e consequentemente de toda a cidade.

Para as donas de casa e funcionários da limpeza em empresas e comércio em geral, não é necessário decorar o sistema de cores das lixeiras seletivas, sabemos que isso pode levar algum tempo. Enquanto isso, basta que separem o “lixo” seco do molhado, orgânico do inorgânico e, os coloquem para a coleta, devidamente identificados. Ou ainda, podem ser colocados para “fora” em dias alternados (coleta comum – domiciliar) ou coleta seletiva, caso haja este entendimento naquela área.

Além disso, a coleta seletiva ajuda ainda a diminuir gastos públicos com a limpeza urbana, pois com a redução da quantidade de lixo nas ruas, a Prefeitura local diminui consequentemente os gastos com vassouras, caminhões para coleta, contratos milionários com empresas, etc. O material orgânico, ou seja, restos de alimentos como cascas e outros, podem virar adubo. Neste caso com a economia, o Poder Público poderá investir em produção de adubo para Hortas Comunitárias e até investir em um programa nas escolas. Ou seja, se conseguirmos educar uma parcela da população e entendendo que aquilo que não lhes serve mais, se descartado corretamente pode gerar empregos e ainda contribuir para melhoria da qualidade estética e ambiental da cidade, então teremos alcançado um grau de desenvolvimento de causar inveja.

DIFICULDADES ENCONTRADAS:

O caminho é longo e árduo, mas parte dele já foi percorrido. A Prefeitura de São Gonçalo, a Ong Guardiões do Mar, com o patrocínio da Petrobras e a Cooperativa Recooperar já estão fazendo a sua parte. Precisamos apenas que a sociedade entenda que ela também é um ator importante neste “filme”. Talvez, o mais importante de todos.

Dentre as principais dificuldades apontadas no trimestre da Coleta Seletiva Piloto de São Gonçalo, podemos destacar a falta de compromisso do empresariado e a falta de educação da população com relação ao correto descarte do seu “lixo”. Lembramos que a expressão “falta de educação” aqui está relacionada a “Falta de Informação”.

RESULTADOS

Coleta Seletiva Piloto (kg) 20/12/10 a 18/03/11

1kg tem...

Papel Branco

190,50

.

Papel Misto

523,50

.

Papelão

9.577,50

.

Jornal e revistas

1.105,50

.

Tetrapak

179,50

.

Ferro

570,00

.

Alumínio

50,00

Entre 69 e 71

Guaravita

186,50

.

Plástico Grosso

420,50

.

Filme Misto

500,00

.

PET

341,50

20

PET ÁGUA

97,50

.

Filme Branco

459,00

.

Total

14.201,50*

.

*Valor obtido com 04 (quatro) horas diárias de coleta, de segunda a sexta-feira. Sendo que em alguns dias a chuva no período atrapalhou a atividade, sobremaneira.

Se inferirmos que o valor médio do kg de recicláveis é de R$0,35 (Trinta e Cinco Centavos), foi obtido no período o equivalente a 7,4 salários mínimos (V. Ref. R$ 545,00). Não foram contabilizados os custos fixos e móveis.

Ao longo do mês desse mês (abril, 2011), diversas reuniões acontecerão com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gabinete da Prefeita, para que possamos preparar novo convênio, agora com efetividade, além de criar estratégias para atendimento a uma maior área e ainda instituir Eco Pontos pela cidade de forma que seja potencializada a coleta. Uma campanha de comunicação está sendo elaborada para orientar a sociedade quanto as boas práticas ambientais, relativas ao correto descarte de materiais recicláveis, coleta seletiva e ainda procurando incentivar o uso de Eco Pontos ou postos de entrega voluntária de recicláveis.

Os resultados desse piloto serão discutidos com diversas outras prefeituras da área de atuação da Ong Guardiões do Mar. Lembramos que serão duas redes de comercialização de recicláveis instituídas, uma denominada CataSonhos, com patrocínio Petrobras e outra chamada Rede Leste, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

AQUILO QUE NÃO TE SERVE MAIS PODE GERAR EMPREGO E RENDA.

TORNE-SE UM CIDADÃO AMBIENTALMENTE CORRETO E SOCIALMENTE JUSTO.

DESCARTE CORRETAMENTE SEU “LIXO” OU DOE PARA UMA COOPERATIVA DE CATADORES.

Participaram da elaboração deste resumo:

Cooperativa Recooperar de São Gonçalo; Graça Bispo; Sabrina Sodré e Pedro Belga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails